A gestão do acervo da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde é realizada pela Comissão de Seleção Científica composta por pesquisadores, cientistas e profissionais da informação do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e de instituições de referência.

O principal críterio de seleção é a cobertura temática, formada pela intersecção das áreas de Bioética, Saúde Pública e Relações Internacionais. Os outros critérios de seleção são:  qualidade do conteúdo, cobertura cronológica, geográfica, idiomática e tipo de literatura. Quanto à qualidade de conteúdo são selecionados documentos de natureza técnico-científica, em relação a cobertura cronológica, geográfica e idiomática não existem restrições desde que atenda ao conteúdo, contemplando os idiomas português, espanhol, francês e inglês. No tipo de literatura podem ser inclusos documentos convencionais e não convencionais.

O que determina a inclusão de um docu­mento nesta biblioteca é seu próprio conteúdo, independente do suporte e formato em que o documento aparece. A partir disto, segue a relação dos tipos de documentos que podem compor o acervo da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde:

  • Artigos de periódicos;
  • Editoriais de periódicos que possam ser considerados como artigos especiais, normalmente acompanhados de bibliografias;
  • Livros;
  • Capítulos de livros;
  • Trabalhos apresentados em eventos científicos;
  • Teses, dissertações e monografias;
  • Relatórios, resoluções e declarações de instituições renomadas nas áreas de Bioética, Saúde Pública e Relações Internacionais e,
  • Legislação referente à temática;
  • Notícias com conteúdos científicos;
  • Entrevistas;
  • Resenhas de livros.

Em geral, o processo de seleção dos documentos da BVS Bioética de Diplomacia em Saúde é composto pelas seguintes atividades:

  1. Recepção de documentos por meio de serviço de mecanismos de busca e alerta de bases de dados de artigos, relatórios e documentos vinculados à temática da BVS e/ou envio de sugestões por parte do Comitê Técnico.
  2. Construção de uma tabela contendo as referências bibliográficas, endereço eletrônico e categorias para classificação;
  3. Envio da tabela para os categorizadores;
  4. Leitura dos títulos, resumos, palavras-chaves pelos categorizadores;
  5. Seleção e categorização temática dos itens, realizadas às cegas;
  6. Envio dos itens categorizados para o bibliotecário;
  7. Fusão das classificações realizadas por diferentes categorizadores em uma única tabela;
  8. Envio da tabela para especialistas com as discrepâncias ressaltadas;
  9. Análise das discrepâncias por meio de discussão;
  10. Envio da tabela sem discrepâncias;
  11. Inserção de todos os itens selecionados na BVS.

Observa-se a seguir o fluxograma das atividades realizadas pelo Comitê Técnico

Figura 1 – Fluxograma do processo de seleção e categorização do conteúdo da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde

 

 

Para mais informações, veja a Política de Seleção de documentos.